Ok, agora que a seção "reclamar por algo que não vai mudar só porque eu quero" acabou, eu acho que posso dar início ao motivo real desse post. Mas, antes, peço que me deem um desconto, pois o assunto é complicado e eu estou com sono. Então, me perdoem qualquer coisa.
Ciúmes. Eita palavrinha complicada essa. Quem nunca sentiu ciúmes é porque nunca amou (e acredite quando eu digo isso, pois sou uma das pessoas mais ciumentas que eu conheço).
Gente, sentir ciúmes de alguém é normal. É humano. Somos egoístas a ponto de querermos algo ou alguém só pra gente. O que podemos fazer? Não falar nada pra ninguém e, um belo dia de Sol, POOF! ter um derrame por causa de stress? Passar horas e horas num divã contando seus pensamentos mais íntimos pra alguém que você está pagando pra te ouvir? Gritar, quebrar mobília, se tornar um assassino e virar uma Rose de Two And A Half Men? No thanks...
Então, o que fazer? Sério, o quê? Há anos eu procuro uma resposta pra essa pergunta e queria muito que, assim que acharem uma resposta, pudessem me falar.
Quando eu era criança eu gostava muito de ler os quadrinhos da Mônica. E, uma das minhas histórias favoritas era sobre o Titi (um dos personagens secundários) e a namorada dele. Essa namorada era muito ciumenta e o Titi não podia conversar com nenhuma garota que ela já dava piti. Foi então que ela pede pro Franjinha tirar o ciúme dela com uma de suas invenções malucas... dá certo. Ela não sente mais ciúmes dele.
*suspiro* ah, se tudo fosse tão fácil quanto nosso amigo Maurício de Souza diz ser... é. Não é.
Na realidade o ciúme é uma coisinha muito chata que 99% da população mundial sofre (ok, chutei essa estatística). E essa coisinha pode se manifestar de 3 formas (pelo menos, é o que eu acho):
1ª- a pessoa deixar bem claro que está com ciúmes. Isso é bom, pois ela não tem o que de stress acumular para ter um derrame, no entanto, ela pode passar a imagem de possessiva ao extremo, o que faz com que as pessoas se afastem dela ou, no mínimo, fiquem hesitantes a falar de X assunto.
2ª- a pessoa dar a entender que está com ciúmes, mas é orgulhosa ou pacífica demais pra começar uma discussão séria sobre isso. Então, nesse caso, ela se refugia nos comentários sarcásticos e nas piadinhas irritantes e de muito mal gosto. Isso é bem chato e ao longo do tempo as pessoas param de falar com ela sobre isso. Irrita demais.
3ª- a pessoa guardar tudo pra si. Conseguir a incrível façanha de não demonstrar isso e... é. Essa sim pode ter um derrame (ou uma depressão, o que vier primeiro).
Como eu já falei, eu sou ciumenta, mas eu também sei que sentir isso é horrível. Você não pode obrigar alguém a sentir algo por você e, mesmo que essa pessoa sinta isso, você não pode fazer com que ela demonstre isso do jeito que você quer ou, que passe muito tempo com você. Assim a relação fica desgastada, frágil, forçada e... acaba se perdendo. Sei como é isso porque eu vivi isso.
Não nego que eu ache que descobrir que alguém sente ciúmes de alguém por sua causa é algo fofo... quer dizer que você é querido e que tem pessoas à sua volta que querem ficar com você, mas não podemos deixar isso tomar conta da gente. Nos tornamos amargos e isso passa para o próximo. É mais ou menos um karma.
Pelo menos, é o que eu penso.
Agora, vou dormir, pois amanhã o tema de Friends me acorda às 6e20 da manhã.
do svidaniya, Clara Ferreira