terça-feira, 23 de março de 2010

A Prática de Entender, A Arte de Compreender

Quando estamos com um problema e desabafamos com alguém, esse alguém muitas vezes vira e fala para você “eu te entendo”. Isso é ótimo. Essa pessoa passou para você a idéia de que suas razões sobre aquilo pelo o que você estava passando estavam corretas. Mas, acho que essa pessoa quis ser mais do que “aquela que entende”. Ela quis dizer, se ela estiver sendo honesta, que talvez ela te apoiasse nisso e que ela poderia ter feito a mesma coisa, pois ela aceitou as suas razões.

É essa a diferença entre entender e compreender.

Entender: ficar a par dos motivos dos outros.

Compreender: saber das razões do outro e aceitar isso.

Não há muito tempo, me deparei com a seguinte cena: uma amiga desabafando com a outra. Sem lágrimas. Sem abraços melosos. Apenas duas amigas (verdadeiras) dividindo uma situação difícil entre si.

O alguém especial de uma dessas amigas havia ficado com outra pessoa. Essa menina ficou arrasada. Fiquei sabendo que ela queria desmoronar, mas achou que seria besteira, por afinal de contas, ele não era o “amor da vida dela”. Era apenas um cara que poderia ser alguém mais especial.

Foco: elas estavam conversando. Estavam em uma festa, não muito movimentada, não muito cheia... uma reunião para amigos e família. Enquanto conversavam uma estava triste pelo o que havia acabado de ouvir, e a outra pelo o que aquilo a fazia lembrar.

Depois de já ter ouvido todas as razões e anseios da amiga, aquela que a estava ouvindo fala “eu te entendo”. E elas começam a falar de outra coisa. Mas, antes que a conversa mudasse muito de rumo, aquela que estava triste disse para a outra “você não me entende. Você me compreende”. A outra assentiu, conformada e solidária.

Oras, se essas duas amigas passaram por situações parecidas e estavam comentando-as de tal forma, é lógico que elas irão se compreender. Nenhuma delas vai apenas ficar a par do que a outra viveu. Elas vão se por no lugar da outra (com muita facilidade neste caso) e vão ver que não estavam sozinhas. Pode até haver um final feliz nessa história. Ou dois.

Mas, mais do que isso, elas vão se apoiar no que cada uma aprendeu de suas próprias vivencias e histórias e isso vai dar força a elas para que elas continuem em frente. Outros virão, é o que eu penso (e tento me convencer) e essas amigas podem continuar a chorar por eles, ou podem dar valor a algo que realmente importe.


do svidaniya, Clara Ferreira

PS> quando as amigas da festa se despediram, uma delas falou para a outra "qualquer coisa, me liga". Foi nesse momento que ela soube que fora compreendida.

PSS: hoje é aniversário da minha prima linda, Gabriela *-* parabens, amor. Te amo muito s2

6 comentários:

vaal disse...

ah clara , tipo , eu te entendo OIASJDIOASDJO brinks , serio , acho que eu entendi mesmo o que vc quis dizer mas mesmos os melhores conselhos nao vao poder ajudar se vc nao tomar a decisao certa , mas a que vc acha que e certa tipo, vc ouve e toma uma decisão , escolhe , e se vc escolheu isso , e pq tem que ser assim , mesmo que nao tenha sido a mais certa , era pra ser assim , e depois vira a recompensa :)
bjs flor ;*

Clara Ferreira disse...

concordo com você, val. De verdade, mas às vezes você se depara com uma situação em que você se sente TOTALMENTE perdido e qualquer ajuda é bem-vinda. Claro que temos que considerar que a vida continua. Não podemos ficar nos lamentando por cada decisão errada que fazemos. E temos que pensar que cada decisão errada nos leva a uma certa ;D
bjs

vaal disse...

eu tbm acho que uma decisao errada leva a uma ceta , mesmo que eu sofra muito antes de perceber isso , mas vc tbm tem que se abrir e liberar os sentimentos , que nem vc falo pra mim aquele dia lembra ? entao .. tipo , procura uma amiga que te ouça e que vc acha que pode te ajudar a se sentir melhor , ai depois , geralmente eu pego e penso tudo de novo , desde o começo da situação , tento ver meu erro , ou meu acerto , e tento pensar num jeito de sair dessa situação que me aflinge ! bjs mil ;*

Clara Ferreira disse...

eu sei que eu te disse isso...e concordo com isso. Inclusive, quando estou triste, a primeira pessoa pra quem eu flo é uma das minhas amigas mais íntimas... elas sempre me ajudam a ver o melhor caminho pra mim =)

vaal disse...

entao para de reclama que vc nao tem amigos que te compreendem D: vc ficara bem , o tempo curara ;*

Clara Ferreira disse...

eu nunca disse que não tinha amigas que não me compreendem. Graças a Deus tenho. E eu tenho a sensação que o tempo já ta curando hihi

Postar um comentário